Autismo e Educação: abordagens e desafios

Curso online com certificado

para atividades complementares

Por que recomendamos este curso?

Por que algumas pessoas com TEA se desenvolvem e outras não? Este curso, ministrado pela professora doutora Rita de Cássia traz um conteúdo bastante completo. É um conteúdo muito relevante para quem quer se aprofundar no tema para aprimoramento profissional ou ainda para quem quer compreender o autismo por razões pessoais e familiares.

Qualidade garantida: todos os cursos recomendados pela UniComplementar são escolhidos seguindo um rigoroso critério. Aqui não tem curso em pdf, nem pegadinha. Procuramos professores renomados que ofereçam um meio de contato com os alunos, cursos de assuntos relevantes e bem produzidos. Isso é curadoria.

Descrição

Em seis módulos, são apresentados e debatidos os seguintes temas:

  1. Políticas públicas para a inclusão
  2. Breve histórico
  3. Caracterização e sintomas para detecção precoce
  4. Sintomas, diagnósticos e tipos de tratamento
  5. Teorias atuais para compreensão do autismo
  6. Introdução às possibilidades de intervenção e inclusão

O que você encontra no curso:

Professoras:

Profa. Pós-Dra. Rita de Cássia C. Rodriquez

  • Professora-adjunta da Universidade Federal de Pelotas,
  • coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel,
  • coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem – NEPCA – UFPel,
  • coordenadora nacional do Congresso Luso-Brasileiro de TEA e Educação Inclusiva (Conlubra),
  • doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e
  • pós-doutora em educação especial pela Universidade do Minho (Braga/Portugal).

 

Profa. Ma. Anelise do Pinho Cóssio

  • Doutoranda e mestre em Educação Especial, com ênfase em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal).
  • Graduada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense, Lages – SC, Brasil.
  • Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)    

Conteúdo programático:

POLÍTICA PÚBLICA PARA A INCLUSÃO

  • Educação inclusiva
  • Educação especial em todos os níveis e modalidades
  • Políticas públicas para atendimento às pessoas com TEA
  • Leis

BREVE HISTÓRICO

  • Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) (Distúrbio de neurodesenvolvimento, conjunto de sintomas e inexistência de marcador biológico)
  • História do autismo
  • Níveis de gravidade e apoio (DSM-5)
  • Comparativamente: categorização e sucategorização dos transtornos

CARACTERIZAÇÃO E SINTOMAS PARA DETECÇÃO PRECOCE

  • Novo diagnóstico DSM – 5
  • DSM – 5: nova classificação
  • Sinais de detecção precoce
  • SINTOMAS, DIAGNÓSTICOS E POSSÍVEIS TRATAMENTOS
  • Transtorno autista (Razão entre os sexos: PREVALÊNCIA, CAUSA, POSSÍVEIS CAUSAS)
  • Sintomas que podem indicar autismo
  • Diagnóstico
  • Tratamento

TEORIAS ATUAIS PARA COMPREENSÃO DO AUTISMO

  • Desenvolvimento
  • Avaliação do desenvolvimento – Áreas (motora – grosseira;  adaptativa – motora fina; social; da linguagem; sensório-motor – 0 a 18, 24 meses; pré-operatório – dos 2, 3 anos até os 6, 7;operatório – concreto dos 6,7 aos 11, 12; operatório –  formal – a partir dos 12 anos)
  • Funções cognitivas e aprendizagem:  (percepção, atenção, linguagem, memória)

INTRODUÇÃO ÀS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E INCLUSÃO

  • Pessoa que apresenta TEA e o funcionamento cognitivo e comportamental peculiar
  • Como a criança aprende
  • Como auxiliá-la em seu desenvolvimento
  • Conceitos importantes
  • Intervenção

VIDEOAULA BÔNUS - INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TEA

  • Os objetivos fundamentais da intervenção precoce
  • Movimentos do processo de avaliação, planejamento e ações de intervenção precoce
  • Intervenção centrada na família
  • Elementos comuns das intervenções
  • Recomendações para os programas de intervenção precoce

VIDEOAULA BÔNUS - AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR

  • Entender o contexto e respeitar a individualidade de cada criança com autismo
  • Compreender o espaço em que o aluno está inserido
  • Indicativos importantes a serem analisados na criança que se suspeita autista: fala, dificuldade de relação social, repetição, preferências, dentre outros
  • Importância da família e da escola na escolha das metodologias e das intervenções
  • Apoios, direitos, papéis do tutor e da sala de AEE

 

 

Recursos de aprendizagem / metodologia:

  • Além dos módulos, todas as aulas em PDF’s para download e 4 bônus exclusivos 100% online dentro da plataforma
  • Acesso ao curso durante um ano
  • Área de comentários para tirar dúvidas
  • Certificado de curso livre com reconhecimento da Associação Brasileira de Educação a Distância.
  • Carga horária: 42h
  • 4 bônus: 1 aula sobre Autismo e Inclusão Escolar 1 aula sobre Autismo e Aprendizagem 1 aula sobre Intervenção Precoce no TEA 1 filme sobre a história da Temple Grandin

Autismo e Educação: abordagens e desafios

Oferece certificado?

Sim

Professor

,

Carga horária

42 horas

Titulação do professor responsável

Doutor

Indicado para graduação em: , ,

Preço:

R$247,00

* Preço sujeito a alterações. Consulte o produtor. Transação efetuada diretamente com o produtor.

oRGANIZE SUas Atividades Complementares
de uma vez por todas!

Planner das Atividades Complementares

“A primeira ferramenta criada exclusivamente para organizar e planejar seus estudos complementares.”

Quem seleciona os cursos para você?

Prof.ª Dr.ª Fernanda Ramirez

Prof.ª Dr.ª Fernanda Ramirez

Mestre e Doutora pela UNICAMP, certificada em Ensino à Distância (EAD), tutoria e divulgação científica, Fernanda tem mais de 15 anos de experiência como professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino, tendo sido responsável por orientar Atividades Complementares e estágios acadêmicos. É ela quem analisa e seleciona todos os cursos que você encontra aqui na UniComplementar.

Autismo e Educação: abordagens e desafios