fbpx

Neuroeducação e Transtornos de Aprendizagem

Curso online com certificado
para atividades complementares

Indicado para graduação em:

Oferece certificado: Sim

Carga horária: 30 horas

Titulação do professor: Mestre

* Preço sujeito a alterações, consulte o produtor. Transação efetuada diretamente com o produtor.

Por que selecionamos esse curso para você?

O curso online “Neuroeducação e Transtornos de Aprendizagem” capacita para lidar com necessidades especiais aplicando as bases da neurociência no ambiente educacional, com a expertise de uma docente mestre em neurociência aplicada. Todo o conteúdo foi organizado com base nas pesquisas científicas de nível internacional e são tratadas de forma peculiar, com exemplos de práticas pedagógicas bem articuladas e testadas que visam o desenvolvimento integral do aluno frente as esferas de vivência humana e a qualidade de vida da pessoa.

Professor qualificado também agrega ao seu currículo.

Merlyn Mércia Oliani

Mel Oliani

Profa. Ms. Merlyn Mércia Oliani, profissional de educação física (Formada pela FISMA/Andradina-SP), especialista em exercício físico e saúde (UNOESTE/Presidente Prudente-SP) e mestre em Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP/Rio Claro-SP.

Autora e co-autora de 12 artigos internacionais e nacionais, 1 capítulo de livro, 1 livro e orientadora de 90 trabalhos científicos com apresentação em eventos de relevância na área.

Atuou na formação de professores em cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu na área da educação física e pedagogia, ministrando disciplinas relacionadas a educação infantil, envelhecimento, saúde mental, inclusão, metodologia da pesquisa e exercício físico para populações especiais (doenças crônicas, gestantes e outros) na Fundação Dracenense de Educação e Cultura FUNDEC/UNIFADRA.

Coordenou a Universidade Aberta a Terceira Idade – UNATI/núcleo Dracena FUNDEC e o Projeto Viva a Vida – parceria entre a FUNDEC e a Secretaria Municipal de Saúde.

Colaborou com o Projeto Mãos Amigas, desenvolvendo palestras sobre importância do exercício físico na gestação e nos primeiros anos de vida do bebê a grupo de gestantes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Atualmente é gestora de projetos da Empresa EcosBio – Ambiente Sócio-Educacional EIRELI – EEP, atua como formadora em programas federais de educação popular com temas, como: qualidade de vida e saúde do trabalhador; autocuidado, autoconhecimento e autoestima, idealizadora do Projeto BrincAção que trata sobre a importância do conhecimento da neurociência básica na vida e nos processos educacionais, ministra formação continuada em escolas, especialmente de educação infantil e no ensino fundamental (pública e privada) e cursos exclusivos, com carga-horária reduzida para mães, babás e profissionais liberais.

Além disso, desenvolve formação sobre metodologias ativas e ensino híbrido e é professora universitária em programas de Graduação e Pós-Graduação.

Conteúdo do curso

Conteúdo programático

  • Compreensão das bases neurológicas dos transtornos de aprendizagem
  • Entendimento das diferenças entre padrões de aprendizagem típicos e atípicos
  • Desenvolvimento de sensibilidade para detectar padrões atípicos de aprendizagem
  • Conhecimento das abordagens pedagógicas diferenciadas para cada transtorno de aprendizagem
  • Aprendizado sobre a neuroplasticidade e como administrar estímulos que possam gerá-la
  • Identificação de atividades inclusivas de sucesso
  • Conhecimento das estratégias de ensino que promovem o potencial máximo de funcionamento cerebral
  • Compreensão sobre a importância do desenvolvimento cognitivo e motor infantil
  • Aprendizado sobre as práticas pedagógicas testadas e comprovadas em pesquisas científicas de nível internacional
  • Conhecimento sobre a formação de redes neurais e sua relação com a aprendizagem
  • Entendimento dos fundamentos da neurociência e da neuroeducação
  • Conhecimento sobre o papel do professor e do profissional da saúde na inclusão escolar
  • Desenvolvimento de habilidades para a detecção e intervenção precoce de transtornos de aprendizagem
  • Identificação de estratégias de ensino eficazes para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
  • Conhecimento sobre o autismo, TDAH, dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia
  • Aprendizado sobre como organizar o cérebro diante de adversidades e dificuldades de aprendizagem
  • Conhecimento sobre as melhores práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos
  • Desenvolvimento de habilidades para promover a inclusão social e educacional
  • Capacitação para trabalhar com crianças, jovens e adultos com transtornos de aprendizagem
  • Compreensão sobre a importância da educação inclusiva e da neuroeducação para a sociedade.

Módulo I – Neuroeducação e Transtornos De Aprendizagem
Aula 1. Aspectos Introdutórios
Aula 2. Como Usar a Biblioteca Virtual
Biblioteca Virtual

Módulo II – Sistema Nervoso: Conhecendo Os Conceitos Básicos
Aula 1. Funcionamento do Sistema Nervoso
Aula 2. TDAH
Aula 3. Autismo
Aula 4. Dislexia
Aula 5. Desenvolvimento Cerebral
Aula 6. Sistema Límbico
Aula 7. Neuroplasticidade
Post: Neurônio
Post: O Sistema Nervoso Central
Post: Sinapses
Post: SNC e SNP

Módulo lll – Transtornos e Aprendizagem
Aula 1. Como Ocorre o Processo de Aprendizagem
Aula 2. TDAH
Aula 3. Autismo
Aula 4. Família DIS: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia
PDF – Conteúdo adicional: Apresentação Família DIS

Módulo IV – Abordagem Pedagógica e Neuroplasticidade: Contextos Práticos
Aula 1. Autismo
Aula 2. TDAH
Aula 3. Família DIS
Aula 4. Atenção
Aula 5. Vínculos

Avaliação
Questionário de Avaliação – Curso Neuroeducação e Transtornos de Aprendizagem
Certificado de Conclusão de Curso

 

Garantia de 7 dias

Certificado de conclusão

Estude do seu jeito e em qualquer dispositivo

26 aulas e 30 horas de conteúdo original

Este curso foi feito pensando em qual perfil profissional?

Este curso é indicado para professores de todos os níveis de ensino, pedagogos e profissionais da área da saúde (como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais) que buscam compreender as bases da neuroeducação e lidar com alunos que apresentem transtornos de aprendizagem. Também pode interessar coordenadores e diretores de escolas, profissionais envolvidos em programas de inclusão escolar, profissionais de ONGs e instituições que atuam com crianças com transtornos de aprendizagem, profissionais de empresas que atuam com desenvolvimento infantil e educação, e especialistas em neurociência e neuropsicologia.

Por que um professor qualificado faz toda a diferença?

A professora Merlyn Mércia Oliani é formada em educação física e possui especialização em exercício físico e saúde, além de mestrado em Biodinâmica da Motricidade Humana. Sua formação enriquece o conteúdo do curso, trazendo insights únicos e abordagens bem fundamentadas, principalmente na relação entre neuroeducação e atividades físicas. Seu conhecimento técnico-científico aliado à prática pedagógica trazem fundamentos de neuroeducação e estratégias para alunos com necessidades especiais.

Como você vai aplicar o aprendizado na prática?

O curso apresenta atividades práticas para cada transtorno estudado. Ensina a detectar padrões atípicos e planejar intervenções inclusivas de sucesso, preparando o professor para aplicar as técnicas em sala de aula. O curso aborda as bases neurológicas dos transtornos de aprendizagem e ensina abordagens pedagógicas diferenciadas para cada um deles. Além disso, são apresentadas estratégias de ensino eficazes e atividades práticas que possibilitam a aplicação do aprendizado no dia a dia, visando o desenvolvimento integral do aluno e o planejamento de atividades inclusivas.

O que muda na sua carreira após este curso?

Ao fazer esse curso, você estará se qualificando para lidar com crianças e adultos com transtornos de aprendizagem, o que ampliará suas habilidades profissionais. Permitirá atuar de forma inclusiva, detectando transtornos de aprendizagem precocemente e adotando práticas pedagógicas diferenciadas para desenvolver o potencial cognitivo dos alunos. Isso trará resultados positivos e reconhecimento profissional.

O que faz este curso se destacar no mar de opções por aí?

O curso aborda transtornos como TDAH, dislexia e autismo, trazendo diretrizes e atividades práticas específicas para cada um. A professora tem sólida formação, unindo neurociência e prática pedagógica de forma didática.

O curso é o que o mercado está pedindo agora?

A neuroeducação é uma tendência crescente para lidar com necessidades especiais. O curso habilita o professor a adotar práticas inclusivas e desenvolver o potencial cognitivo dos alunos, atendendo a demandas por educação especializada.

Enxergue, e aproveite, novas oportunidades.

O curso permite atuar em instituições de educação especial, escolas inclusivas e programas de desenvolvimento cognitivo. Também gera oportunidade de aplicar a neuroeducação em treinamentos corporativos.

Neuroeducação e Transtornos de Aprendizagem

Por: Merlyn Mércia Oliani

Indicado para graduação em:

Oferece certificado: Sim

Carga horária: 30 horas

Titulação do professor: Mestre

R$ 199.00

* Preço sujeito a alterações, consulte o produtor. Transação efetuada diretamente com o produtor.

Quem seleciona os cursos para você?

Prof.ª Dr.ª Fernanda Ramirez

Mestre e Doutora pela UNICAMP, certificada em Ensino à Distância (EAD), tutoria e divulgação científica, Fernanda tem mais de 15 anos de experiência como professora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino, tendo sido responsável por orientar Atividades Complementares e estágios acadêmicos. É ela quem analisa e seleciona todos os cursos que você encontra aqui na UniComplementar.

Neuroeducação e Transtornos de Aprendizagem

R$ 199.00