FAQ - Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas aqui. 
E fale com a gente sempre que quiser.

A UniComplementar é muito mais do que um portal de cursos online.

É uma curadoria.

Além de ser um canal de vendas de cursos livres, é o ponto de encontro entre o professor universitário que é referência na sua área de estudo ou trabalho e o aluno que quer complementar a sua formação acadêmica e impulsionar o seu currículo.

A maioria dos cursos divulgados é de terceiros, ou seja, são cursos livres produzidos pelos próprios professores universitários, mestres e doutores. Gostamos de dizer que os professores são donos dos seus próprios cursos. E isso é muito bacana porque o aluno tem uma linha direta para interagir com o professor, sem intermediários.

Aqui o aluno encontrará o melhor conteúdo para complementar sua formação com estratégia e inteligência. É como ter um Personal pra ajudar com as Atividades Complementares, com o currículo e com a carreira.

Isso significa dizer que, se o aluno não encontrou o curso que precisava, ele preenche o formulário, e a Profa. Dra. Fernanda Ramirez vai atrás do curso ideal para ele. Durante esse processo, o aluno e o professor não pagam nada por isso. 

O propósito da UniComplementar é conectar professores e alunos em prol de uma formação extracurricular que seja, de fato, agregadora e enriquecedora.

Queremos levar conteúdo e qualidade para aqueles que, por algum motivo, só conseguem ter acesso a determinado conhecimento ou professor por meio da internet.

  • A UniComplementar visa garantir a qualidade dos cursos indicados e oferecidos. E, assumindo sermos uma ponte entre professores e alunos, visamos os seguintes públicos:

    • Alunos de graduação e pós-graduação que precisam preencher seus currículos com as Atividades Complementares.

     

    • Profissionais em busca de uma formação complementar que querem impulsionar sua carreira com cursos de qualidade.

     

    • Professores de graduação e pós-graduação que procuram instrumentos de auxílio e canais de referência para assessorar seus alunos nos projetos de Atividades Complementares e na formação profissional.

    Professores especialistas, mestres e doutores que se mostrem interessados em ministrar cursos de alta qualidade e que queiram divulgá-los na Unicomplementar.

A UniComplementar divulga e oferece Cursos Livres aos seus usuários.

Acreditamos que os Cursos Livres ampliam as oportunidades, aprimoram e qualificam os estudantes. Além disso, são cursos que oferecem diferenciais técnicos e acadêmicos que capacitam os interessados em complementar sua formação e seus estudos.

É por isso que a escolha e desenvolvimento dos cursos livres pela UniComplementar são pautados em rigorosos critérios.

Os Cursos Livres pertencem à modalidade de educação não-formal e de duração variável.  

São cursos destinados para fins socioculturais, na ampliação e no aperfeiçoamento de conhecimentos em áreas específicas e permitem aos estudantes uma profissionalização rápida, qualificação e atualização para o mercado de trabalho.

Os cursos livres são conhecimentos pontuais, de grande utilidade, pois são rápidos e oferecem uma qualificação imediata em determinado assunto ou técnica.

  • Nosso principal serviço é a curadoria de cursos livres disponíveis online. No caso da UniComplementar a Profa Dra. Fernanda Ramirez vasculha a internet em busca dos melhores cursos livres disponíveis online. Curadoria é isso: analisar muitos e mostrar só o que há de melhor para você.

    A professora Fernanda faz isso de duas formas:

    • Escolhendo os melhores cursos online para alunos de diversas áreas de estudo, na medida em que a professora vai tomando ciência da existência desses cursos, seja através de outros professores, seja através de plataformas de conteúdos para cursos online.
    • Escolhendo os melhores cursos online para um aluno em específico, através de um formulário específico. Nesse caso, um aluno entra em contato com a professora Fernanda, e explica a sua necessidade. Em contrapartida, a professora varre a internet atrás do melhor conteúdo para esse aluno, que não precisa pagar nada para ter esse serviço.

    Em ambos os casos, a professora Fernanda seleciona os melhores cursos que encontra na internet e, após uma análise criteriosa, divulgação link de acesso ao curso no site da UniComplementar.

    E não é só. Depois de escolhido o curso, o trabalho também envolve entrar em contato com os professores responsáveis, tirar as principais dúvidas e certificar que os profissionais que oferecem os cursos são sérios e comprometidos com a qualidade do material que disponibilizam.

    Para ter essa curadoria:

    • O aluno não paga nada a mais por isso. Ou seja, o cursa não muda de valor por estar na UniComplementar.
    • O aluno não perde tempo procurando cursos na internet. A professora Fernanda faz isso para ele, também sem nenhum custo extra.
    • O aluno tem a certeza de um curso com conteúdo com qualidade. Afinal, a professora Fernanda tem critérios bastante rígidos, veja abaixo.

Queremos levar para o aluno as últimas pesquisas e o que há de novo na sua área de estudo e trabalho. Assim, nossos critérios de escolha dos cursos consideram:

  • A formação acadêmica de quem ministra o curso. A preferência é para materiais produzidos por professores mestres e doutores ou especialistas com amplo conhecimento.
  • A experiência profissional do responsável pelo curso. Quem ministra o curso é reconhecido na sua área? Também gostamos de professores atuantes no mercado de trabalho.
  • A qualidade do material oferecido aos alunos. Procuramos escolher cursos com videoaulas, acompanhadas de materiais adicionais, como e-books, apostilas e infográficos.
  • O acesso ao professor por parte do aluno. Privilegiamos professores que tiram dúvidas dos alunos através de e-mail ou outra forma de comunicação, como webinários, chats e grupos fechados no Facebook.

Sim. De acordo com a Lei nº 9.394/96 da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os cursos livres enquadram-se na categoria de Educação Profissional. Nesse sentido, os certificados emitidos são válidos em todo território nacional. Eles têm validade legal para diversos fins, como para validar suas horas complementares na faculdade ou para progressão de carreira.

Não. Nós somos uma startup. Ou seja, estamos em fase inicial e na busca de desenvolver um produto inovador para o público universitário. Acreditamos em um potencial rápido de crescimento e estamos sempre em busca de novas idéias e parcerias.

Para o MEC, as Instituições de Ensino Superior (IES) se dividem em universidades, centros universitários ou faculdades.

Os cursos livres não dependem de registrou ou autorização no MEC ou do CEE. Desta forma não há nenhum impedimento legal para a existência da UniComplementar.

Quando não há regulamentação pelo MEC a oferta e organização de cursos livres são livres. Com regras amplas e flexíveis, não existe a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração, diploma ou certificado anterior.

Para saber mais sobre cursos livres, acesse os documentos oficiais, listados abaixo.

Lei nº 9.394/96 da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97)

Decreto Presidencial nº 5.154/04

Nosso objetivo é ajudar o aluno a utilizar as atividades complementares para diferenciar seu currículo e se destacar no mercado de trabalho, ou mesmo se capacitar para abrir seu próprio negócio. Para isso, nossas frentes de trabalho são:

  • Ajudar o ALUNO a construir estratégias para sua formação complementar através de materiais e cursos disponíveis de forma gratuita, tais como:
    • Conteúdo (texto e vídeo) estruturado para nosso site, blog e redes sociais.
    • Conteúdo divulgado por email.
    • O serviço gratuito de Personal Acadêmico, nossa curadoria para cursos livres, feita de forma individualizada.
    • Nosso Planner de Atividades Complementares.
    • Cursos Gratuitos e 100% online.

  • Ajudar o PROFESSOR UNIVERSITÁRIO a empreender utilizando-se de seus conhecimentos, das suas experiências e de seus estudos, através de materiais gratuitos, guias para o professor de cursos livrese outros recursos, tais como:
    • Conteúdo (texto e vídeo) estruturado para nosso site, blog e redes sociais.
    • Conteúdo divulgado por e-mail.
    • Assessoria realizada em salas de conferência online, de forma gratuita, com agenda divulgada previamente.
    • Materiais gratuitos para auxílio do professor EaD.
    • Cursos Gratuitos 100% online e que auxiliam o professor no seu empreendedorismo.
    • Serviços individualizados para professores universitários:
      • Consultoria de Presença Online do Professor Universitário
      • Consultoria para Montagem de Cursos Livres para a Internet
      • Produção de videoaulas

Para ficar por dentro de tudo isso, assista nossos vídeos, disponibilizados gratuitamente no site, confira nosso blog e nossos perfis nas redes sociais.

Sim! É só utilizar a UniComplementar como um canal de vendas. Veja como:

Passo 1 –Primeiro você precisa subir o seu curso em alguma plataforma própria para videoaulas e que tenha Programa de Afiliados. Existem muitas, as principais são: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Passo 2 –Depois que você cadastrou e configurou o seu curso na plataforma escolhida, é só você enviar para a UniComplementar o seu link de afiliados.

Passo 3 –Agora é com a gente. A partir do envio do seu link de afiliado, nós verificamos se seu curso está de acordo com os objetivos da UniComplementar. Se tudo estiver em ordem, você já será nosso parceiro sem precisar pagar nenhuma taxa extra.

Não! A UniComplementar não cobra nenhuma taxa para divulgar o curso livre do professor. Nós trabalhamos com as comissões de venda dos Programas de Afiliados.

Os Programas de Afiliados funcionam como uma ponte entre produtores (o professor universitário) e vendedores (a UniComplementar). Como em outras áreas, esses programas pagam uma comissão por venda realizada. É como a comissão do corretor de imóveis; o corretor só recebe em caso de venda. Na UniComplementar é a mesma coisa. Então, quando você cadastra seu produto em alguma plataforma com programa de afiliados, você é o produtor e você estabelece todas as condições de divulgação. Define, além do preço do seu curso, quanto você está disposto a pagar para o afiliado divulgar e vender o seu conteúdo para você. É um serviço. E, da mesma forma como o produtor é livre para determinar valores, o afiliado também fica livre para decidir se aceita ou não divulgar aquele produto.

O mais o importante é você saber que, como produtor, você só vai precisar se preocupar com a plataforma em que seu curso está alocado (Hotmart, Eduzz ou Monetizze). E, em termos práticos, a UniComplementar vai divulgar seu link de acordo com as regras que você estabeleceu na plataforma que você escolheu para subir seu curso. Nós não nos metemos entre você e a plataforma escolhida.

A UniComplementar utiliza o Programa de Afiliados de outros sites, como a Hotmart. Isso quer dizer que ganhamos uma comissão por venda de cada curso indicado em nosso site.

Veja os passos:

  • O curso é selecionado seguindo nossos rigorosos critérios.
  • Pedimos autorização para divulgar o curso.
  • Publicamos um link em nosso site ou blog.
  • O usuário da UniComplementar clica no link e finaliza sua compra na Página de Vendas do produtor.
  • Recebemos a comissão de venda quando o usuário da UniComplementar finaliza a sua compra na página de vendas do produtor do curso, depois de ter chegado até ela através do nosso link.
  • O aluno não paga nada a mais por isso. O professor só paga a comissão que ele próprio estabeleceu sobre a venda efetuada.

Sim! Mas apenas em caso de venda do seu curso. Ou seja, você pode começar a empreender sem gastar nada. Se ninguém comprar seu curso, você não precisará desembolsar nada. Se alguém comprar seu curso, você deixa uma pequena taxa de gerenciamento para a plataforma.

Entenda sobre o Programa de Afiliados na própria Hotmart. Clique aqui. Lembre-se que os programas são muito parecidos. O que você encontra na Hotmart, você encontrará em outras plataformas.

 É bem simples porque todo esse processo só depende de você!

Não! Como trabalhamos com a ideia do professor empreendedor, a responsabilidade de montagem do curso é do próprio professor.

Lembre-se! Nós não ficamos com a propriedade do seu curso. Ele é e sempre será seu conteúdo. Você tem a liberdade de definir o valor do seu curso, o valor da comissão de vendas, você poderá distribuir seus cursos de outras formas e em outros canais de venda. Tudo bem, nós não somos exclusivos. Nós queremos que você, professor universitário, empreenda com seus conhecimentos. Seremos seus parceiros.-9

  • Seu curso deve ter o formato de videoaulas e conter materiais de apoio.
  • O público alvo do seu curso deve ser o aluno de graduação.
  • Qualidade é importante.
  • Você deverá ter seu curso cadastrado em algum ambiente de aprendizagem que disponibilize um Programa de Afiliados. Indicamos o Hotmart.

Se você tiver um tempinho extra, preencha esse formulário completo aqui (inserir link formulário completo). Sabendo quais são seus interesses, vamos poder oferecer cursos e dicas que tem tudo a ver com você.

Prometemos nunca enviar spam, nem compartilhar suas informações com outras empresas. E se não quiser mais receber nossos emails, pode cancelar seu cadastro a qualquer momento. Confira nossa política de privacidade aqui. (inserir link)

Como trabalhamos com a ideia do professor dono do seu próprio curso, nós não ficamos com a propriedade intelectual de nenhum curso. Um curso na UniComplementar será sempre o CURSO DO PROFESSOR. E o professor é livre para fazer o que quiser com seu material.

O interessante dos Programas de Afiliados, é que o aluno sempre pagará o mesmo valor para o curso, independente do jeito como chegou até a Página de Vendas do produtor de conteúdo.

Então, se você clicar em um curso no site da UniComplementar, a gente joga colaborativamente, e ganhamos todos.

  • O aluno ganha a certeza de fazer um bom curso sem pagar nada a mais por isso.
  • A UniComplementar ganha sua comissão de venda.
  • O professor universitário que faz cursos de qualidade ganha um lugar qualificado e com reputação para divulgar seu curso.