fbpx

O que são Atividades Complementares?

Se você se matriculou na faculdade você sabe, desde o primeiro dia de aula, que o currículo acadêmico não corresponde apenas àquelas matérias que você tem que cursar em sala de aula, às provas e aos trabalhos extras correspondentes a elas.

Já na primeira semana de aula, o coordenador do seu curso ou um professor responsável, passou na classe com uma cartilha na ponta da língua.

De olho em você e no seu comportamento como um futuro aluno de curso superior, ele provavelmente disse coisas do tipo:

  • Você não está mais no Ensino Médio.
  • Agora a coisa é pra valer!
  • Você é responsável pelo seu futuro!

E para você se situar com a estrutural educacional, ele deu a você as seguintes informações:

  • A visão da sua Instituição de Ensino Superior.
  • Como a estrutura pedagógica do seu curso foi pensada.
  • Como é o mercado de trabalho referente à sua formação acadêmica.
  • Quais as opções que você terá mais adiante no seu curso.

Até aí, tudo bem. Só que, além disso tudo, ele deve ter alertado que você ainda terá que cumprir três outros compromissos essenciais para se formar. São eles:

  • O Trabalho de Conclusão de Curso.
  • O Estágio Obrigatório ou o Projeto Experimental.
  • As Atividades Complementares.

Claro que há diferenças de nomenclatura entre os cursos e as Instituições de Ensino Superior, mas, em geral, seu diploma está atrelado a esses três itens e não tem como escapar.

Observe que o Trabalho de Conclusão de Curso e o Estágio Obrigatório ou Projeto Experimental geralmente são realizados nos dois últimos semestres. Já as Atividades Complementares você pode planejar desde o primeiro dia de aula, o que deixa você com bastante tempo para escolher e tirar o melhor proveito delas, de modo que consiga impulsionar o seu currículo.

Sobre as Atividades Complementares

A ideia das Atividades Complementares é muito boa. São atividades extracurriculares – que não pertencem ao currículo – e que todo aluno de graduação deve cumprir. Sim, são obrigatórias.

As Atividades Complementares compreendem uma série de possibilidades, em diferentes aspectos e áreas. Geralmente, nos cursos de graduação, elas estimulam a aquisição de conhecimento e de habilidades através dos campos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Com base nos critérios de interdisciplinaridade e de flexibilização curricular, as atividades complementares propiciam conhecimento relevante para o processo de ensino/aprendizagem na área específica do curso e contribuem para a formação complementar profissional e cidadã do aluno.

Tudo isso pensado para unir teoria e prática e também para incluir no currículo do aluno as particularidades sociais e regionais. Por certo que temos um país muito rico culturalmente, e seria bem interessante que essas particularidades pudessem compor os currículos acadêmicos.

Pontualmente, as atividades complementares são:

    • Atividades não programadas na base curricular dos cursos de graduação. Ou seja, toda e qualquer atividade não prevista entre as disciplinas do currículo pleno dos cursos de graduação.
    • Atividades que consideram o perfil do aluno e seus interesses particulares, desde que compatíveis com o curso de graduação e articuladas às demais atividades acadêmicas. Segundo o MEC, as atividades complementares, implantadas na estrutura do currículo pedagógico de cada curso, têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando o perfil do aluno e a complementação da sua formação social e profissional.
  • Atividades que enriquecem o perfil acadêmico do aluno, proporcionando vivências e experiências diversificadas e relacionadas ao meio em que o profissional atuará depois de formado. Com a proposta de serem ricas e dinâmicas, as atividades complementares tornam-se componentes curriculares enriquecedores e que fortalecem do perfil acadêmico. Elas objetivam o reconhecimento de habilidades e a aquisição de conhecimento e que articulem o conteúdo teórico ao prático.
  • Atividades que incrementam o currículo do aluno e ampliam os horizontes intelectuais e científicos. Incluindo desde as atividades de ensino até e as atividades de extensão, pesquisa e responsabilidade social, as atividades complementares ampliam a formação do aluno, não ficando restrita apenas à aplicação e interpretação do conhecimento, mas especialmente nas relações com o mercado do trabalho e ações junto à comunidade, integrando os alunos também às peculiaridades regionais e culturais.

Podemos observar, a partir dos pontos acima, que é o aluno que tem que sair em busca do conhecimento e isso faz com que ele seja mais participativo na construção do seu próprio currículo.

Aspectos Legais

Não é porque os alunos se tornam os protagonistas que podem sair por ai escolhendo fazer qualquer coisa. A escolha das Atividades Complementares deve estar em comum acordo com o projeto pedagógico do curso e com o professor responsável pela disciplina.

De acordo com o MEC, cada curso tem um regulamento próprio e específico para as Atividades Complementares. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo.

Os atos normativos são:

  • O Parecer nº 67 do CNE/CES, estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
  • A Resolução CNE/CES nº 2/2007, dispõe sobre a carga horária mínima e os procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Em caso de dúvidas sobre o regulamento das Atividades Complementares da sua instituição, procure o setor responsável.

Também fique atento às nossas dicas e sugestões.

Um abraço, e até mais!

Compartilhe este post:

Outras postagens

Você também pode se interessar: