BLOG

Dicas, novidades e tudo o que você precisa saber sobre
Atividades Complementares.​

Prof.ª Dr.ª Fernanda Ramirez

Você sabe que tem que cumprir várias horas complementares para se formar. Então, por que não unir o obrigatório ao útil? E o útil ao agradável? Neste post vou explicar como transformar essa obrigação em algo que vai alavancar o seu currículo e ainda pode proporcionar horas agradáveis de estudo, afinal, é sempre bom aprender.

Observe que, além da formação acadêmica, a formação complementar deve:

  • Enriquecer o seu perfil pessoal, social e profissional;
  • Impulsionar seu currículo para você se diferenciar no mercado de trabalho;
  • Qualificar você.

 

Enriquecer o seu perfil

A primeira coisa que a gente tem que deixar claro é que as Atividades Complementares estão no currículo das graduações por alguma razão. Veja, você até pode ser contra o governo, mas o MEC não colocaria essa obrigatoriedade curricular sem um objetivo definido, sem muito estudo anterior, sem que uma comissão avaliasse a proposta inicial e sugerisse mudanças até a aprovação final.

Para o MEC as Atividades Complementares devem enriquecer o perfil do aluno e considerar seus interesses particulares. São atividades que incluem desde os aspectos intelectuais e científicos, até os sociais e culturais.

Sim, você poderá fazer atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão. Além disso, você poderá enriquecer a sua visão de mundo indo ao cinema, visitando uma exposição de arte ou participando de um evento esportivo.

A grande questão é que, hoje em dia, ninguém pode ficar parado. Os profissionais de sucesso estão sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos, aprimorando técnicas.

 

Impulsionar seu currículo

O interessante das Atividades Complementares é que elas permitem que você construa parte do seu currículo com atividades do seu interesse. Isso é bacana porque você pode procurar conteúdos e habilidades extras que tenham a ver com você. Podem ser relacionados ao seu curso, ou mesmo para seu aprimoramento pessoal, como atividades voltadas ao empreendedorismo, ao gerenciamento e organização de tarefas. Assim, você terá uma formação única e se destacará em relação aos seus colegas de profissão.

Quer saber se você está aproveitando as Atividades Complementares para impulsionar o seu currículo? Tente responder as seguintes questões:

  • Você tem usado as Atividades Complementares para adquirir uma formação que vai te destacar?
  • Tem aproveitado para montar um currículo com diferenciais competitivos?
  • Tem procurado desenvolver novas habilidades e capacidades?

E aí? Como foram as suas respostas? Acha que precisa mudar de atitude ou você está indo bem, tudo muito bom? Lembre-se: é do seu futuro profissional que estamos falando.

Então é isso, o lance é aproveitar a oportunidade que a obrigatoriedade das Atividades Complementares proporciona e escolher fazer aquelas que darão orgulho colocar no currículo. Atividades que realmente ofereçam conhecimentos e habilidades que te enriquecerão como ser humano.

Buscar qualidade

Beleza, agora é sair escolhendo atividades legais! Opa! Muita calma nessa hora. Ao escolher suas atividades, você vai precisa ter a certeza de que elas contribuirão, de fato, com seu futuro profissional. Não é só uma busca por um tema de interesse, mas a busca de um tema de interesse tratado com critério e qualidade.

Para isso, você vai ter que tomar alguns cuidados. Você terá que:

  • Verificar com o professor responsável pelas Atividades Complementares do seu curso quais atividades você poderá fazer e como a faculdade entende essas atividades. É claro, existem umas regrinhas. Não faz muito sentido você fazer o relatório do filme “Os farofeiros” quando você cursa engenharia ou medicina. É muito provável que seu professor de Atividades Complementares não aceite essa sua desatenção acadêmica. Aliás, fica a dica: o filme “Os farofeiros” não serve para curso algum, a não ser que você estude cinema e queira fazer uma crítica ou análise do filmes.

 

  • Procurar atividades fora da sua Instituição de Ensino Superior. Provavelmente a sua faculdade e o seu curso oferecem atividades internas que poderão ser contabilizadas nas horas de atividades complementares. Um exemplo são as Semanas Acadêmicas. Mas, pensando friamente, se todos os seus colegas participam das mesmas atividades que você, seu currículo não será diferenciado. Para você se destacar, de fato, seria bem interessante você procurar atividades além do prédio em que você estuda.

 

  • Procurar Atividades Complementares de qualidade. Por exemplo: geralmente os Cursos Livres são muito bem aceitos pelos professores responsáveis pelas Atividades Complementares do seu curso. Isso porque os cursos livres proporcionam aquisição de conhecimento e de novas habilidades. E para você pode ser uma mão na roda já que você poderá fazê-los de forma presencial ou à distância, dentro ou fora da sua instituição de ensino, no tempo que for mais conveniente para você. O grande detalhe disso tudo é que você será o único responsável por escolher o melhor curso para você, a melhor atividade que complemente seu currículo.

 

  • Procurar por Atividades Complementares relevantes e correlatas à sua área de estudo. Não podemos negar. Existem conteúdos de qualidade, porém irrelevantes. Para todo mundo? Não! Irrelevantes para você, naquele momento. E só isso. Até pode ser uma atividade bacana, o fato é que a gente tem que estabelecer algumas prioridades e perguntar: essa atividade agrega valor à minha carreira? Nesse caso, um bom caminho é escolher atividades correlatas à sua área de estudo ou atividades que, no mínimo, enriquecem sua persona, enriquecem quem você é ou quem você quer se tornar.

Em resumo, tenha sempre em mente:

As Atividades Complementares não significam uma corrida desenfreada por certificados. Elas serão os seus diferenciais acadêmicos e darão a você uma formação única e de destaque no mercado de trabalho.

Acompanhe nossos posts aqui no blog e confira as dicas para colocar todas essas sugestões na prática.

Um abraço, e até mais!

oRGANIZE SUas Atividades Complementares
de uma vez por todas!

Planner das Atividades Complementares

“A primeira ferramenta criada exclusivamente para organizar e planejar seus estudos complementares.”

Preparamos muito mais que um simples planner.
É uma solução completa para você.

Planner das Atividades Complementares

Material extra incluído para você:

  • 1 Exclusiva Roda das Atividades Complementares.
  • 3 modelos de fichas para fazer resenhas das suas atividades.
  • 1 formulário para relatório semestral.
  • 1 formulário para relatório final.
  • 1 videoaula para te ensinar a usar todas as ferramentas.